Pular para o conteúdo principal

POEMAS – LER - CRÍTICAS – FUTURO – HOJE – AGORA – SERÁ QUE SOU MEDIEVAL?


   Temos uma ferramenta que durante muito tempo ficou restrita aos nobres ( havia muitos nobres analfabetos Carlos do Império carolíngio, que era analfabeto, mostrou sensibilidade e criou universidade alem de um poderoso império, isto lá por idos de 800 d.c) e religiosos, possuir livros era impossível, pois além de caros, não havia circulação, os materiais e formas de transcreve-los impossibilitava  ( prensa Gutemberg 1500). A forma que era utilizada estava restrita no espaço dos mosteiros, onde havia a figura dos monges copistas, esses livros ficaram tutelados pela Igreja, a qual teve um papel crucial na manutenção, guarda e na própria garantia de sua existência física, já que estavam nesse quesito longe da “ignorância” ou interesses  dos reis, reinos e políticas (invasões, uma cultura sobrepunha a outra e a primeira providência era apagar vestígios da época anterior e os livros eram os primeiros a frequentarem as fogueiras).
   Aos monges copistas uma vida dedicada a propiciar a perpetuação de várias obras e divulgados durante muito tempo segundo os interesses da Igreja.
    A cultura em geral e a ocidental em particular deve sua existência creditada ao papel desempenhado pela Igreja através dos tempos, foi a sua institucionalização, representatividade, universalidade e instrumentalização de seus ritos e ordens (tendo os seus dogmas sendo realizados em qualquer local e do mesmo modo), chegando a ser preponderante na formação dos estados nacionais  ( até  o ano 1.000 a 1.200 eram vários reinos, povos , um feudalismo , povos bárbaros (estrangeiro) , o império Romano “caiu por volta de 450 d.c mais ou menos), sabendo se impor até em reinos pagãos, conseguido que os Reis adotassem a Igreja que no fim também os legitimaria junto aos povos vencidos ou mesmo dentro de suas nações (tribos), pois havia sempre a questão sucessória e de legitimação, também junto a outras nações.
   Devemos lembrar que até o ano de 1492 havia no Oriente na região de Constantinopla ( Homenagem  ao Imperador Constantino, que oficializou a Religião de Cristo em Roma, que tinha uma tradição politeísta), por lá foi construída a Igreja de Santa Sofia, uma obra fantástica, hoje  é uma mesquita,  tinha o Papa  da Igreja do Oriente , isto até a invasão dos Turcos Otomanos.
   Ler, saber, entender e procurar. O que somos? Porque pensamos e agimos assim? Temos uma bagagem ancestral, somos o que somos não o que supomos ser. Será que sou medieval?
   Você pode ser cristão ou ateu, mas não pode e nem tem o direito de perseguir ou anular o pensamento do outro, o direito são para todos, e o Brasil é uma nação essencialmente cristã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exame de próstata

Muitos homens só descobrem que estão com câncer de próstata, infelizmente quando já é tarde de mais, se caso fizessem o exame um inofencivel toque retal, tão simples e rápido, daria anos de vida, e os livraria de uma penitência ,que o câncer trás, antes de morrer. Homem que é homem submete-se ao exame, pois e preciso ser macho para se submeter a esse teste e como prêmio você tem uma velhice longa e saudável. Seje esperto e seja um homem vivo.

Os Tias e as tios do zap - mundo paralelo - todo mundo tem opinião - Verdade detalhe

  Contagem de votos decada de 1980 Eu sonhava e sonho muito, vejo tudo um pouco mais  a frente e quero que o outro seja respeitado nas suas escolhas , sejam eles até o meu ou a minha e também  esposa. Vejo nas redes  os tios e as tias do zap mandando ver. Os assuntos os mais variados eja guerra, economia, e chupetinha.  Hoje recebo só  um bom dia, pois a cada link que recebia eu perguntava: você leu ? Você consultou algum canal de notícias ? Neste caso eu passei a ser chato. Claro, quem quer a verdade ? Quem quer saber da verdade ?

Parte I - Carta Filha e filho - Carta - filha -- filho - graduação - padres - pais- academia - estudar - residencia - jogos - privilegios - ricos - o tempo - as oportunidades

Yo 15 anos Hijo y Hija na conclusão de graduação, sendo ambos na área de Fisioterapia. Na graduação tudo para el e ella foi um inferno astral desde ir às aulas, os estágios, o TCC, as palestras e tudo da pedagogia era criado os muros mentais intransponíveis. Claro que eles foram inicialmente impactados pela pandemia COVID 19. Posso também creditar aos jogos on-line que no meu caso toma grande parte das horas do dia e da noche. Não sou contra os jogos, mas contra a falta de limites, poiso jogo não é a vida do jogador. Não atrapalhe a vida do jogador. Não tire a vontade de viver do jogador. Afinal para tudo e os jogos também, há de se trilhar pelo caminho do meio, tudo de mais acaba sendo de menos. Dei vários conselhos e mostrei os melhores caminhos para el y ella seguir e para poderem aproveitar esse período da graduação e assim potencializar as carreiras. O academicismo está ausente das universidades, posso até entender que muitos graduandos irão optar por aquelas (Faculd