CAPÍTULO III

CAPÍTULO III

4.1    ASSUNTOS GERADORES

Paulo Freire, que semeou a idéia hoje utilizada com a nomenclatura do EJA, mostra que para reter a atenção do aluno, isto se torna atraente na medida em que ele seja convidado a participar, e com isso tem os “Temas geradores”. Trazendo essa idéia para escola podemos apresentar para os alunos em todas as séries na segunda-feira, um pequeno debate utilizando uma capa de revista, uma manchete de jornal e o professor apenas conduzir, mediar, trazendo questões para que os alunos aprofundem e queriam saber mais e isso pode ser feito em 10 minutos e com certeza terá um ganho, pois muitos alunos podem ser incentivados a leitura e poder aprofundar sua pesquisa, além de ampliar o seu conhecimento.

4.2    ECONOMIA DOMÉSTICA

Tudo se ensina e o universo doméstico não escapa dessa caminhada, de todas as ações possíveis podemos incluir a questão financeira, pois a mentalidade consumista, ou a de poupador é questão de educação.


4.3    SER SOCIAL

Como vou crescer?  A questão política deve ser exercitada, com eleições, para cargos “reais”, com discussões, debates, palestras e etc. Saber sua opinião, inserir politicamente. A escola não é a aparte, ela é um organismo vivo e cheio de possibilidades que tem origem na sua própria diversidade, no seu próprio ambiente e na comunidade a qual ela esta situada, fazendo parte, sendo ate um ator dentro deste contexto.
Somos um ser político, temos que discutir sobre política (Postos médicos, saneamento, impostos, segurança e etc.), temos que passar a experiência, o escolher e as estruturas, estamos formando o animal social.

4.4    FORMAR PARA QUÊ?

Para termos um caminho a seguir e mesmo à criança saber por que vai a escola e este mesmo não o querendo, e mesmo assim,além do objetivo e complementando conteúdos , poderíamos nos apropriar de um projeto que começaria com procedimentos (revisões, aulas , testes como sendo uma prova, reforço, depois das provas não liberar, mas dar revisões das provas do dia seguinte), isto seria um projeto visando às provas do CFET isto para discentes do 6º ao 9º e ENEM para os de 1º a 3º, chamo isto de escola viva, escola com projeto real e uma escola com objetivo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LULA ENVERGONHA O PAÍS - AMIGO DE LULA - ADORA DITADORES - LULA DA LUZ A DITADORES-

QUANDO O OUTRO FALA POR MIM