CAPÍTULO IV
4.1
CIVISMO
Um país tem que ter marcos para a
formação de sua identidade e é criada a partir desses conhecimentos. Eventos bons
e ruins fazem parte dessa formação e deve ser explorado, tudo tem o tempo e
espaço e neles estão circunscritos.
Datas nacionais, os símbolos nacionais (Hino,
bandeira, selo, armas), as instituições (Legislativo, judiciário, executivo,
cultura, militares) nossos pensadores e etc.
4.2
E O ATO DE LER
Ler, leituras, trabalhos e clubes
disto, clubes daquilo, o ato de ler devem ser estimulados de forma firme, forte
e decisiva, além de projetos cabe aos professores apropriar-se de ferramentas,
não importando a disciplina que ensina e desde os primeiros passos dedicar um
tempo para o desenvolvimento deste hábito, seja no campo da própria disciplina
e mesmo como um clube de leitura, clube de poesias, clube de canções e etc.
Usar a criatividade, não pode se conceber um mestre que estando no seu trabalho
o queira ver como um tempo desperdiçado, onde não queira notar que aos poucos
esteja deixando sementes positivas pelo seu caminho.
5. DOCENTES
5.1 CAMINHOS
Seja graduando, fazendo uma pós
ou mestrado podem ser caminhos para a melhoria intelectual, mas também as
leituras, capacitando, as experiências, as novidades, como utilizar-se de
ferramentas tecnológicas que possam trazer melhorias para o aprendizado, a
busca pela melhoria individual, o exemplo, como instruir e ao mesmo tempo
tornar aquele conteúdo real, pulsante e desafiador.
Mesmo sendo a procura algo
difícil e amedrontador, somente este caminho pode levar a cumprir o papel de
docente, não o sabe tudo, isto é com o “GOOGLE”, mas um mediador, um ajudador,
um amigo e um eterno pesquisador podem nascer desta inquietação.
No contato com o aprendiz, veja o
lado deste, incentive-o, tente compreender sua lógica, seja um torcedor da sua
busca, mostre as possibilidades e faça da escola um porto seguro, nunca corte o
vôo de um aluno.
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