Pular para o conteúdo principal

CAPÍTULO I

CAPÍTULO I

NA ESCOLA.
O PODER DE FORMAR, O PODER DE TRANSFORMAR.

REFLEXÕES SOBRE UMA ESCOLA POSSÍVEL.

1.A ESCOLA E SUAS POTENCIALIDADES, ELA PODE?

Abaixo trago algumas reflexões sobre o ambiente escolar desejável, para que se possa realmente transmitir não apenas os conteúdos programáticos, mas acima de tudo buscar um laboratório, onde o treinamento, o impute, a rotina necessária para conquista de um objetivo, que seria o preparo para um mundo real que se apresenta dentro das individualidades dos seus alunos. Uma formação mais plena, onde as questões possam ser vivenciadas no cotidiano, nas práticas do próprio organismo escolar.
O trabalho se caracteriza não num sentido de normalidade, mas trazendo as situações que incomodam não se fazer de cego, mudo e surdo, sob risco do trabalho ser desperdiçado, pois não esta conectado ao fazer, ao desafio e ao crescimento.


2. CADA ATOR DO ORGANISMO ESCOLAR

Neste contexto vamos refletir sobre o ato de educar e as responsabilidades de todos na formação deste ser. Os integrantes do organismo são equipes administrativa, docentes, discentes, responsáveis, comunidade ao entorno e os funcionários.
Independente do tipo de escola , seja publica ou privada (Fundamentas,média ou superior), há discussão de temas como igualdade, há um prazer no laicismo radical e uma idéia de respeito às diferenças e mesmo as questões de ordem raciais, pois temos até conteúdos específicos aos afros descentes na grade curricular básica, mas que peca, pois os brancos não são extraterrestres e acabam sofrendo ao que nomeio como a inversão da discriminação, pois este acaba sendo punido, por algo que ele não teve culpa e esta circunscrito a um época histórica, num tempo e espaço onde aquela estrutura possibilitava, normatizava certos comportamentos da sociedade. Somos todos  brasileiros?.
Quando se trabalha essa tal “igualdade”, a abordagem deve ser encaminhada para um terreno quase nunca explorado, que é o senso da justiça, se observa que onde há justiça todas as questões podem ser abordadas e todas podem sofrer uma profunda reflexão, pois sejam em atributos religiosos, do código penal e mesmo as regras da escola, devem ser observados e os alunos, funcionários e dos docentes, devem perseguir e serem orientados para essa visualização. São muito bacanas os trabalhos, os murais mostrarem um padrão de comportamento, de aceitação, mas quando os alunos no dia –a- dia não vivenciam esta experiência real, como ela poderá acreditar que essa tal igualdade, esse respeito, pois o primeiro respeito é uma experiência que deve ser sentida pelo próprio agente e depois poder ser trabalhada num coletivo.

O aluno deve ser estimulado a um ser mais pleno, consciente, sabedor de seu papel social, de seus direitos, os jovens do ECA, mas na contramão desses fundamentos observamos que ele não é convidado para realmente participar seja em diretórios estudantis, votações para “líder”, eles não são instados a perceberem a existência de uma “conselho de pais e mestres”, Associação de pais e amigos da escola, na realidade ele não tem oportunidade de ver esse ser pleno nas sua rotinas acadêmicas.

Não poderia deixar relegado a um patamar abaixo, o importante papel a ser desempenhado por todos os atores do organismo escolar, pois na escola é lugar de educação em todos os sentidos, em todos os seus atributos, sejam os acadêmicos, físicos, morais, religiosos e ético, nas suas mais amplas manifestações.

Quais são as respostas aos questionamentos, a que os profissionais, a direção e os alunos devem refletir e procurar responder a esses tópicos e torná-los uma ferramenta para uso no cotidiano para a formação do...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Tias e as tios do zap - mundo paralelo - todo mundo tem opinião - Verdade detalhe

  Contagem de votos decada de 1980 Eu sonhava e sonho muito, vejo tudo um pouco mais  a frente e quero que o outro seja respeitado nas suas escolhas , sejam eles até o meu ou a minha e também  esposa. Vejo nas redes  os tios e as tias do zap mandando ver. Os assuntos os mais variados eja guerra, economia, e chupetinha.  Hoje recebo só  um bom dia, pois a cada link que recebia eu perguntava: você leu ? Você consultou algum canal de notícias ? Neste caso eu passei a ser chato. Claro, quem quer a verdade ? Quem quer saber da verdade ?

Exame de próstata

Muitos homens só descobrem que estão com câncer de próstata, infelizmente quando já é tarde de mais, se caso fizessem o exame um inofencivel toque retal, tão simples e rápido, daria anos de vida, e os livraria de uma penitência ,que o câncer trás, antes de morrer. Homem que é homem submete-se ao exame, pois e preciso ser macho para se submeter a esse teste e como prêmio você tem uma velhice longa e saudável. Seje esperto e seja um homem vivo.

Parte I - Carta Filha e filho - Carta - filha -- filho - graduação - padres - pais- academia - estudar - residencia - jogos - privilegios - ricos - o tempo - as oportunidades

Yo 15 anos Hijo y Hija na conclusão de graduação, sendo ambos na área de Fisioterapia. Na graduação tudo para el e ella  foi um inferno astral desde ir às aulas, os estágios, o TCC, as palestras e tudo da pedagogia era criado os muros mentais intransponíveis. Claro que eles foram inicialmente impactados pela pandemia COVID 19. Posso também creditar aos jogos on-line que no meu caso toma grande parte das horas do dia e da noche. Não sou contra os jogos, mas contra a falta de limites, pois o jogo não é a vida do jogador. Não atrapalhe a vida do jogador. Não tire a vontade de viver do jogador. Afinal para tudo e os jogos também, há de se trilhar pelo caminho do meio, tudo de mais acaba sendo de menos. Dei vários conselhos e mostrei os melhores caminhos para el y ella seguir e  para poderem aproveitar esse período da graduação e assim potencializar as carreiras. O academicismo está ausente das universidades, posso até entender que muitos graduandos irão optar por aquelas (Faculdades) mais