CAPÍTULO III
4.1
ASSUNTOS GERADORES
Paulo Freire, que semeou a idéia
hoje utilizada com a nomenclatura do EJA, mostra que para reter a atenção do
aluno, isto se torna atraente na medida em que ele seja convidado a participar,
e com isso tem os “Temas geradores”. Trazendo essa idéia para escola podemos
apresentar para os alunos em todas as séries na segunda-feira, um pequeno
debate utilizando uma capa de revista, uma manchete de jornal e o professor
apenas conduzir, mediar, trazendo questões para que os alunos aprofundem e
queriam saber mais e isso pode ser feito em 10 minutos e com certeza terá um
ganho, pois muitos alunos podem ser incentivados a leitura e poder aprofundar
sua pesquisa, além de ampliar o seu conhecimento.
4.2
ECONOMIA DOMÉSTICA
Tudo se ensina e o universo
doméstico não escapa dessa caminhada, de todas as ações possíveis podemos
incluir a questão financeira, pois a mentalidade consumista, ou a de poupador é
questão de educação.
4.3
SER SOCIAL
Como vou crescer? A questão política deve ser exercitada, com
eleições, para cargos “reais”, com discussões, debates, palestras e etc. Saber
sua opinião, inserir politicamente. A escola não é a aparte, ela é um organismo
vivo e cheio de possibilidades que tem origem na sua própria diversidade, no
seu próprio ambiente e na comunidade a qual ela esta situada, fazendo parte,
sendo ate um ator dentro deste contexto.
Somos um ser político, temos que
discutir sobre política (Postos médicos, saneamento, impostos, segurança e etc.),
temos que passar a experiência, o escolher e as estruturas, estamos formando o
animal social.
4.4
FORMAR PARA QUÊ?
Para termos um caminho a seguir e
mesmo à criança saber por que vai a escola e este mesmo não o querendo, e mesmo
assim,além do objetivo e complementando conteúdos , poderíamos nos apropriar de
um projeto que começaria com procedimentos (revisões, aulas , testes como sendo
uma prova, reforço, depois das provas não liberar, mas dar revisões das provas
do dia seguinte), isto seria um projeto visando às provas do CFET isto para
discentes do 6º ao 9º e ENEM para os de 1º a 3º, chamo isto de escola viva,
escola com projeto real e uma escola com objetivo.
Comentários
Postar um comentário
Diga algo. Compartilhe seu sentimento